Fairplay BR

Fórum Sobre Informática, jogos, design, cinema, músicas e muito mais;


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

como usar adobe photoshop -cs4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 como usar adobe photoshop -cs4 em Sab Dez 05, 2009 2:55 am

Mito


Admin
Admin
Qualquer pessoa “ligada” em assuntos da atualidade, mídia e, principalmente, informática, conhece o famoso programa da Adobe: Photoshop. É indiscutivelmente o melhor programa para se trabalhar com imagens, para o propósito que for.

Com o Photoshop é possível fazer qualquer tipo de transformações perfeitas nas pessoas. Inclusive você já deve ter acompanhado alguns tutoriais para Photoshop aqui no Baixaki.

Mas se você não estiver familiarizado com o programa pode ser um pouco difícil utilizá-lo. Por isso, esse guia vai mostrar as principais funções e fará com que você conheça melhor o programa até o final do artigo.

Organizando a sua área de trabalho e as janelas

Para começar, que tal ajustar a sua área de trabalho do Photoshop (workspace)? Isso permitirá que fique tudo mais organizado e seja mais fácil de trabalhar. Para isso, vá no menu Window > Workspace. Você verá uma porção de opções, para cada tipo de trabalho, como estilo básico, novidades, 3D avançado (o Photoshop CS4 tem edição 3D), automação, cores, pinturas, tipografias etc.


Enfim, é uma boa idéia explorar todas as áreas de trabalho individualmente depois, para você conhecer todas as janelas e como é o funcionamento do programa. Essa é a melhor maneira de aprender. Para esse guia nós vamos deixar a área de trabalho em Essentials (Default).

Sempre que você sentir falta de alguma janela você pode ir no menu Window e abri-la de novo. Ou então é possível reorganizar toda a área de trabalho de novo, em Workspace.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como começar e/ou abrir uma nova imagem

Para começar uma nova imagem, basta ir em File > New. Você encontrará opções com modelos prontos de tamanho (A4, A3, Carta etc.). Senão, é só especificar os valores de altura (height) e largura (width).
Já para abrir um arquivo, é só clicar em File > Open. O Photoshop aceita uma verdadeira infinidade de formatos de arquivos de imagem, inclusive de outros programas. Aceita, por exemplo, arquivos que contenham informações de camadas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conheça as ferramentas do Photoshop CS4


  1. A barra de ferramentas fica bem no lado esquerdo da tela. Cada uma das ferramentas apresenta várias outras “escondidas”. Você precisa clicar em cima do botão e segurar para que apareçam as outras variações. Por exemplo, clicando em cima do laço você verá que há o Laço normal, poligonal e magnético.

    1. Flecha — basicamente, com ela você arrasta itens selecionados pela tela.

    2. Seleção — o retângulo de seleção é o padrão, mas clicando e segurando o botão em cima dele você verá que há formas diferentes, como elíptica, por exemplo.

    3. Laços — são os melhores para se fazer seleções minuciosas em sua imagem. O Laço Poligonal liga-se ponto-a-ponto com linhas retas entre eles. Já o Laço normal é como se você estivesse desenhando, você deve clicar e arrastar pela imagem. O último é o Laço Magnético, que detecta diferenças e traços e realiza uma seleção quase automática.

    4. Seleção por varinhas — duas ferramentas são muito utilizadas aqui, a varinha mágica (Magic Wand) e a seleção rápida (Quick Selection). A varinha seleciona uma região inteira da mesma cor cada vez que é clicada. Já a de seleção rápida vai selecionando conforme você clica e arrasta a ferramenta pela imagem.

    5. Ferramenta de corte — é chamada de Crop Tool. Basicamente cria uma seleção retangular para corte da imagem. Ou seja, você seleciona uma parte da imagem que será mantida e o resto é excluído (sem deixar espaço). Também há as ferramentas para fatiar (Slice Tool).

    6. Ferramenta conta-gotas — aqui há algumas ferramentas para auxiliá-lo durante a edição da imagem. A principal é a ferramenta de conta-gotas, que coleta amostra da cor e coloca na seleção da paleta. Você também encontrará uma régua de pixels (Ruler Tool), anotações (Note Tool) e um contador (Count Tool).

    7. Remoção de Olho Vermelho — é a principal ferramenta aqui. Simplesmente permite que você, ao clicar sobre o centro de um olho vermelho, corrija o defeito da foto. Clicando nele você encontrará uma ferramenta muito importante e útil, a de remoção de manchas (Healing Brush). Essa ferramenta simplesmente permite que você clique sobre uma espinha e ela suma. Fácil assim.

    8. Brush Tool — é o seu bom e velho amigo pincel. Traz opções para modificar a ponta no topo da tela (os brushes). As suas variações são o Pencil (lápis) e Color Replacement (para substituir uma cor).

    9. Clone Stamp Tool — permite que você copie uma região da imagem e cole em outra. Funciona assim: segure Alt, clique em uma parte da imagem e solte Alt. O pincel se transformará em uma cópia da área que você coletou.

    10. History Brush Tool — é a ferramenta para voltar no tempo. Por onde você passar o pincel, tudo voltará como era antes.

    11. Eraser Tool — é até óbvio demais dizer que se trata da borracha, para apagar coisas da camada selecionada. No topo você pode alterar o tipo da ponta, em Brush. Com muita criatividade pode-se fazer coisas legais.

    12. Gradient Tool — pode ser utilizada para criar efeitos com preenchimento gradual (degradê). No topo da tela você encontra as outras opções para o preenchimento, como o formato base e as cores usadas. Clicando e segurando o botão também vemos o Paint Bucket (o balde), para preencher toda a imagem com uma cor.


13. Smudge Tool — essa ferramenta funciona na base do clique e arraste. Serve para arrastar elementos pela tela, borrando eles. As variações aqui são a Blur Tool (para desfocar) e a Sharpen Tool (para dar nitidez).

14. Burn Tool — como o próprio nome diz, ela queima. É possível criar manchas e machucados realistas com essa ferramenta. Junto com ela você verá a Dodge Tool, que é exatamente o contrário da Burn, pois serve para clarear. Já a Sponge Tool tira parte da saturação cada vez que você passa em cima da imagem.

15. Pen Tool — cria marcações vetoriais tanto para você criar uma seleção na imagem como para desenhar. As suas variações são todas ferramentas que auxiliam a utilização da Pen (caneta).

16. Horizontal Type Tool — ao vê-la você já imagina que seja para escrever algo na tela. E é mesmo. Ao utilizá-la você verá uma barra para opções do seu texto no topo da tela. Há também a Vertical, que escreve de cima para baixo e duas outras variações que servem para criar máscaras com o texto escrito.

17. Path Selection Tool — seleciona elementos através de caminhos.

18. Retangle Tool — traz varas formas diferentes ao clicar e segurar o botão. Há retângulos com bordas arredondadas, elipses, polígonos, linhas e até formas geométricas personalizadas (Custom Shape), que podem ser escolhidas no topo da tela.

19. 3D Rotate Tool — gira a perspectiva em objetos tridimensionais.

20. 3D Orbit Tool — opções de visualização para objetos 3D.

21. Hand Tool — permite que você, ao clicar e arrastar, navegue pela tela do Photoshop.

22. Lupa — para dar zoom e ver melhor e mais detalhada alguma imagem. Boa para edições minuciosas, como ao usar recortes com o laço poligonal.

23. Paleta de cores — a primeira cor corresponde à cor da frente, e a outra à cor de trás. Podem ser escolhidas novas cores ao clicar sobre um dos quadrados.


Salvando a sua imagem

Para salvar o seu trabalho é só ir no menu File > Save As. Você pode optar por salvar nos mais diversos formatos: o padrão do Photoshop (PSD), que guarda absolutamente todas as informações do seu trabalho, como as camadas divididas; JPEG, BMP, GIF e até mesmo PDF.

Agora, depois desse guia, definitivamente qualquer um pode ter ao menos uma idéia de como funcionam as ferramentas do Photoshop, sejam camadas, ações, filtros ou simples ajustes. É claro que é impossível incluir tudo que tem no programa em um simples e básico guia de uso, mas este contém o básico para qualquer um que quer começar. Boa diversão!


Link para download

http://www.baixaki.com.br/download/adobe-photoshop.htm

Ver perfil do usuário

2 Re: como usar adobe photoshop -cs4 em Sab Jan 02, 2010 10:36 pm

exorlucius


Mod Global
Mod Global
O photoshopping é muito bom mais poderiam reduzir o tamanho dele
pois ele é muito grande...
e atualmente tem muitos programas com um tamanho inferior e com a mesma funçao dele...!

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum